terça-feira, 9 de novembro de 2010

O que Van Gogh viu em Saint-Rémy-de-Provence



Depois de nossa agradável visita à Lourmarin, partimos rumo à Saint-Rèmy-de-Provence, cidade localizada na Provença-Alpes-Costa Azul.
Para quem não sabe, Saint-Rèmy-de-Provence foi o lugar onde Nostradamus nasceu e onde Vicente van Gogh passou um tempo internado em um centro psiquiátrico para tratamento. O local, inclusive, é ponto turístico da cidade.
Saint-Rèmy impressiona por sua beleza e não por acaso seus arredores inspiraram Van Gogh a produzir várias de suas obras.

Resolvemos almoçar por lá antes de seguir para Arles, onde passaríamos a noite, e não nos arrependemos.
Escolhemos o restaurante de forma bastante aleatória, meio que seguindo nossos sentidos. E acertamos na mosca!
O restaurante era do tipo BOM e BARATO (perfeito!), com menus que variavam entre 15 e 18 euros, incluindo a sobremesa. Uma delícia!!! Pedimos um vinho da casa (que na Europa é sempre uma boa pedida), o que tornou nossa refeição mais saborosa.
O ponto alto da visita ficou por conta das ruínas romanas da cidade de Glanum.
Pudemos observar claramente vários monumentos dispostos ao longo de um rua central, que caractrizam as cidades da Roma Imperial. É possível perceber um santuário com templos pequenos. No meio, está o centro com uma monumental Basílica, o Fórum, a Cúria e templos. Em seguida, vem a área residencial e barracas.

Segundo historiadores, os habitantes de Glanum (os que sobreviveram às invasões bárbaras), fundaram a pequena cidade de Saint-Rèmy-de-Provence.
Para dizer a verdade, o que me impressionou mesmo nesta viagem foram as edificações romanas que encontramos por todas as cidades que visitamos. Em todas elas tinha um monumento romano. O povo andava...
Aliás, a passagem dos romanos pelos vilarejos da Provence pode ser constatada através de coliseus, templos, teatros, anfiteatros, aquedutos, estradas, enfim, uma série de elementos da Roma antiga estão concentrados no Sul da França.
Navegando pela web, encontrei um texto super legal sobre o assunto: "DESCUBRA ELEMENTOS HISTÓRICOS DA ROMA ANTIGA NO SUL DA FRANÇA", que você pode ler aqui.

ONDE COMER:
1. Saveur de Provence: 51, Rue Carnot, 13210




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...