segunda-feira, 21 de março de 2011

VIAJANDO COM FILHOS: SEGUNDA PARTE


Viajar com filho sai caro, dá uma canseira danada, mas a alegria que eles nos proporcionam nesses momentos de descontração paga tudo.
A gente não tem noção da importância desses passeios em família até fazê-los. E não estou falando só pela questão da convivência, mas pelo aprendizado proveniente de culturas diferentes da nossa, de comidas de diversas partes do mundo (as asiáticas são nossas preferidas) e dos idiomas que eles escutam e tentam entender para se comunicar.
Em nossos passeios, sempre andamos de trem, metrô ou fazemos caminhada; e são esses momentos que proporcionam aos pequeninos a oportunidade de interagir com pessoas que se vestem e falam diferente de nós. E isso as encanta tanto que hoje sentimos um forte pesar quando não podemos levá-las em nossos passeios.
Bom, mas para que tudo transcorra com a tranqüilidade que a gente merece, especialmente porque o sucesso de nossas férias está em jogo, devemos tomar alguns cuidados básicos.
Por isso, preparei uma listinha com algumas precauções que eu considero necessárias para prevenir surpresas e doenças indesejáveis.

Vejam só:

1 – Antes de viajar, independente do destino escolhido, costumo agendar uma consulta com a pediatra para fazer um checkup nas meninas. Esse é o momento para ver se está tudo em ordem com a garganta, ouvido e aparelho respiratório (pontos bastante vulneráveis de nosso corpo).

2 – Sempre levamos os remédios aos quais elas já estão acostumadas, principalmente quando viajamos para o exterior. Então, remédio para dores e febre, um antialérgico, contra dor de barriga e gases devem estar disponíveis para emergências (lembre-se que as piores crises infantis acontecem durante a madrugada – se alguém souber o porquê me avise, por favor).

3 – Sempre levo os remédios dentro de uma pequena caixa de papelão dentro da mala. Isso evita que algum deles estoure e suje as roupas que estão ao redor.

4 – Sempre levo meias, calcinhas (ou cuecas) em excesso, pois são itens difíceis de lavar e, ainda que os lavemos, demoram a enxugar dentro de um banheiro de hotel.

5 – A quantidade de roupas depende do clima do lugar, mas é sempre bom colocar muitas blusas. No frio, elas servirão como primeira camada de roupas e, no calor, o excesso permitirá que sejam trocadas várias vezes durante o dia.

6 – Seguro-viagem (no caso de viagens para o exterior) e carteirinha do plano de saúde para passeios dentro do Brasil. Uma de minhas filhas precisou de atendimento médico quando estávamos nos EUA (devido a uma forte alergia a um sabonete do hotel) e o seguro funcionou direitinho.

7 – Fuce a internet à exaustão para pegar dicas dos destinos que você pretende visitar e ver as opções que o lugar oferece para crianças. Museus são excelentes para despertar curiosidade e aguçar a vontade de aprender, mas é sempre bom dedicar um dia para fazer o que elas gostam: brincar. Assim, elas se sentirão estimuladas para os programas seguintes.

8 – Em viagens ao exterior, eu costumo comprar várias opções de lanche (sucos em caixinhas, bolos, biscoitos e frutas) para os lanches entre as refeições. Normalmente, compro os produtos em algum supermercado próximo ao hotel por custarem menos.

9 – Aproveite o dia o máximo que puder. Crianças não permitem que estiquemos a noite em baladas ou programas do tipo. Normalmente, à noite, só dá pra levá-las ao teatro, cinema, shopping e restaurantes.

10 – Interaja com elas. Se você não é graduado em história nem anda com um guia turístico à tira-colo, tenha sempre à mão resuminhos (estilo Folha de São Paulo e similares), pra transmitir conteúdo sobre pontos turísticos. Isso ajuda muito a estimular a curiosidade ao tempo em que cria um espaço para diálogos e perguntas (algumas irrespondíveis!!!).

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...