segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Lourmarin

Passada a primeira noite na Provence, mal dormida num hotelzinho achado às pressas em Apt, rumamos logo cedo em direção à Lourmarin, vilarejo rural apontado como uma das mais belas aldeias da França.
Incluimos esse vilarejo em nosso roteiro depois de assistirmos a uma reportagem no Globo Repórter, onde a jornalista Sônia Bridi desvendava os mistérios de se comer bem na França.
É o tipo de vilarejo que pode ser visitado no estilo bate-e-volta, partindo de uma cidade maiorzinha onde você esteja hospedado.
Uma manhã ou uma tarde é tempo suficiente para andar por suas ruelas charmosas, apreciar as simpáticas lojinhas de decoração e as boulangeries locais.
O clima do lugar é bucólico e suas ruas estreitas são perfeitas para uma caminhada despretenciosa.
Chegamos pela manhã e a impressão que tivemos foi a de um despertar preguiçoso. Clima ameno de primavera e moradores comprando pães e queijos franceses para o café da manhã. Parecia cenário de um filme!
Não se tem muito o que fazer (ainda bem), portanto, o legal é observar a arquitetura típica e as encantadoras casas antigas restauradas (com janelas cor de lavanda) e as bem sombreada praças públicas.
Não por acaso, resolvemos tomar nosso café da manhã em Lourmarin e mergulhamos de vez na atmosfera gentil Provençal.
Destaques:
1. Castelo de Lourmarin: além de interessante, guarda fotografias de grandes personalidades que já visitaram a vila. Na saída, não deixe de passar na "cave" do castelo onde se pode comprar maravilhosos vinhos da região por reços accessíveis.
2. Sexta-feira de manhã é dia de marcado livre.
Curiosidade:
1. Albert Camus morou em Lourmarin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...