quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Resumo das cidades provençais Apt e Gordes

Conforme falei no post anterior, incluímos no nosso roteiro algumas das principais cidades da Região da Provença. O interessante deste tipo de viagem é usar uma cidade maiorzinha como base e passar o dia conhecendo os inúmeros vilarejos rurais localizados nas suas proximidades e não faltam opções para todos os gostos. Porém, você só vai saber se fez as escolhas certas depois que chegar lá e conferir.
Como já falei aqui, nós pesquisamos sobre todos os lugares para onde fomos, mas nos orientamos muito por dicas também e pegamos pitacos de alguns roteiros. Acertamos alguns, mas outros deixaram a desejar.
Por isso, aconselho a todos buscarem muita informação e usarem um pouco da intuição pessoal. Não basta apenas pegar uma dica de alguém que amou um lugar porque essa pessoa pode ter um gosto totalmente diferente do seu.
É sempre bom ver fotos da cidade, dar uma conferida lá no wikipédia, traçar uma rota básica no google maps e checar o booking (para ver os hotéis disponíveis no lugar, e, quem sabe, reservar previamente).
Fazer isso é básico!!! Viajar às cegas nunca dá certo (salvo raríssimas exceções).
Nossa primeira parada foi em APT , uma cidade bonitinha, mas crescidinha demais para o meu gosto.
Nesta viagem eu queria mesmo era conhecer os vilarejos miudinhos, cujo charme e atrativo estão justamente no fato de serem pequenos. Queria era andar sem pressa, curtindo cada detalhe do lugar. O centrinho de Apt é bem organizado, mas depois que a gente andou por outras cidades do mesmo porte, chegamos a conclusão de que eles se parecem muito, especialmente, as ruelas turísticas, cujas lojas vendem basicamente os mesmos produtos (parece que só existe um fornecedor de sachês, sabonetes e afins em toda a região).
Já nos vilarejos a história é um pouco diferente. É quase certo encontrarmos uma padaria artesanal (aquelas que fazem pães fantásticos) ou uma lojinha vendendo compotas de doces caseiros. Elas sempre têm um diferencial.
A idéia desse tipo de turismo é exatamente oposta a de quem vai para lugares agitados: você tem que sentir prazer com as coisas simples e isso nem todos os turistas conseguem fazer. De Apt nós seguimos rumo à GORDES, uma cidade fantástica (que fica a 40 km de Avignon e a 100 km de Marselha), cujas casas são feitas de pedra clara e que foram construídas colina abaixo. Nunca vi nada igual!!
Chegamos a Gordes no início da tarde. A cidade estava bastante tranquila com poucos turistas, o que facilitou nosso passeio despretencioso por quase todas as suas ruelas charmosas e por seus jardins floridos (era primavera).
Em Gordes, nós decidimos procurar um hotel da rede bed and breakfast para dormirmos, pois pretendíamos pernoitar nas redondezas de nosso próximo destino: Saint-Rémy-de-Provence. Esse foi o graaannnndddeee stress da viagem. As placas afixadas na beira da estrada davam a entender que o hotel estaria próximo àquele ponto. Só que eles não estavam e perdemos muito tempo (e gasolina) retornando para a estrada principal.
É mais ou menos assim: você tá na rota principal, vê uma placa dessa rede de hotel/pousada, acha que ele está próximo, aí pega a estradinha que a placa aponta. Anda, anda, anda...mais na frente você vê uma outra placa do mesmo hotel dizendo para você pegar essa outra estradinha, aí você (que já está ali mesmo) termina pegando e anda mais um bocado até perceber a existência de uma outra placa apontando para uma nova estradinha, então, você volta todo o percurso achando uma sacanagem o que esse hotel fez. Nisso você perde, pelo menos, uma hora.
Acontece que não foi um caso isolado, isso aconteceu pelo menos três vezes, até nós decidirmos dormir em Apt num hotelzinho achado às pressas, tarde da noite.
Nada romântico para a nossa primeira noite na Provença.
DESTAQUES:
1. Gordes: Para a igreja de origem romana e o castelo Renascentista, de fundações galo-romanas, atualmente ocupado pela Câmara Municipal e pelo Museu Pol Mara do pintor flamengo contemporâneo.
2. Terça-feira de manhã é dia de mercado.
CURIOSIDADE:
Ao contrário de nossas feiras que vendem basicamente frutas e verduras, os mercados livres europeus vendem de tudo, roupas, panelas, artigos de decoração, queijos, verduras, bijus, relógios, enfim, você pode comprar artigos super diferentes por uma pechincha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...