quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Onde foi que eu parei?


Cruzando os Alpes rumo à França
 Quando você pensar em viajar pela Provença, deixe de lado a pressa, ansiedade e permita-se fazer um passeio relaxado e tranquilo. Diferentemente dos outros roteiros turísticos que você possa ter feito, aqui não há lugar para correria, tampouco se vê enormes filas para nada.
Lá devemos apenas observar, caminhar, degustar, apreciar, ouvir, conversar, rir.
Esqueça o tempo e se entregue aos cheiros e sabores locais. Tudo nos vilarejos que formam a Provença merece sua atenção e nada deve passar despercebido.
A paisagem, por si só, vale a viagem, pois exerce sobre o viajante um apelo tentador através de suas montanhas de formatos exóticos e das incontáveis plantações de lavanda.
Aliás, plantações de lavanda não faltam na Provença. Portanto, eu aconselho não parar em todas elas para tirar AQUELA foto. Existem várias pelo caminho e sempre aparece uma maior do que a outra para fotografar.
Nossa viagem pelos Alpes rumo à Provença foi super bacana, primeiro por ser um roteiro um tanto exclusivo (já que só pode ser feito de carro), segundo pelas companhias.
Ao longo de todo o percurso podem ser vistos muitos vilarejos, sendo a maioria formado por casinhas de pedra, aliás, essa é uma exigência das Comunas (como os italianos chama seus municípios), para manter o clima rústico do lugar.
Conhecemos a charmosa Sambuco, onde tivemos a oportunidade de tomar água natural que escorria das montanhas e jorrava numa fonte ao lado da casa que nossos amigos possuem nessa cidade. A água é super leve e estava bem geladinha, já que ainda havia bastante neve na ponta das montanhas.


SAMBUCO
 Esses pequenos vilarejos são destinos altamente procurados pelos europeus durante o inverno para a prática de esqui e esportes afins. Durante o verão, o interesse muda para as trilhas, passeios de biscicleta ou, simplesmente, para fazer pequeniques com a família.
A paisagem é exuberante e vale todas as fotos que tiramos durante o trajeto até APT, primeira cidade da Provença que nós visitamos.
Aliás, nosso percurso (cujas cidades foram pesquisadas à exaustão), incluía APT, GORDES, LOURMARIN, GRASSE, MURS, AIX-EN-PROVENCE, SAINT-RÉMY-DE-PROVENCE, ARLES (não nessa ordem).
Falarei um pouco mais sobre esses lugares nas próximas postagens.

Um comentário:

  1. Olha minha irmã blogueira e "turista acidental"... KKKK
    Beijos. Te amo!
    Ah, vc escreve muito bem, viu?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...