quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Provença, enfim

Decidimos conhecer algumas cidades da Provença devido à minha vontade, cada vez maior, de fugir dos grandes centros urbanos. O que me chamou mais atenção na primeira vez que fui à Europa foram as pequenas cidades e vilarejos, cujas peculiaridades e rotina são muito mais atraentes do que a agitação das grandes capitais. Isso não quer dizer que não ache Paris, Londres e Nova Iorque, por exemplo, cidades interessantes, mas é que o tempo passa mais devagar nas pequenas e charmosas cidades européias devido ao estilo de vida de seus habitantes. Por esses motivos - aliando-os com as imagens obtidas através da internet -, decidimos que, esse ano, nós conheceríamos algumas cidades da Provença. Começamos a traçar, então, nossa viagem. Bom, em primeiro lugar, é preciso saber que não existem trens ligando a grande maioria das cidades dessa região (o que as torna mais encantadoras ainda devido a dificuldade de acesso de turistas).
Portanto, quem quiser viajar pela Provença tem que alugar um carro. Não tem outro jeito! Você pode retardar um pouco o custo do aluguel, pegando um trem, por exemplo, de Paris até Avignon, Aix-en-Provence e Lyon; de Avignon para Aix-en-Provence e Arles (que são cidades um pouco maiores), mas daí, você tem que procurar uma locadora, pois só o carro te possibilitará enveredar pelo interior (que eu julgo ser a parte mais interessante da Provença). No nosso caso, não fizemos nem uma coisa nem outra, preferimos programar nossa viagem com um casal de amigos bem legal que mora na Itália e com os quais havíamos nos comprometido a viajar juntos um dia. Procuramos saber a disponibilidade deles com certa antecedência e, para nossa alegria, eles puderam tirar três dias de folga para viajar conosco. Perfeito!
Eles moram em Centallo, na província de Cuneo que fica, mais ou menos, duas horas e meia dos Alpes Altos da França, ou seja, uma região que Umberto conhecia bem.
E foi por conhecer bem esse lugar que ele sugeriu seguirmos pela Rota de la Bonette, roteiro bem mais interessante e exclusivo. Já começamos nossa viagem no espírito provençal! Isto porque auto-estrada é sinônimo de alta velocidade, ronco de motores, ao passo que a Rota de la Bonette representa o silêncio e a tranqüilidade dos Alpes (que ainda estavam branquinhos de neve naquele mês primaveril). Enfim, tudo o que queríamos aqueles dias depois dos transtornos causados pela fumaça do vulcão e dos dias agitados em Florença. Outra coisa, quando estávamos planejando nossa viagem, percebi que um recurso que o bom viajante não pode abrir mão é o GOOGLE MAPS. Acessando-o, você pode ver os locais que pretende conhecer, através de imagens, além de visualizar a distância de um ponto a outro. Você pode também salvar seus mapas para acessá-los onde e quando quiser, basta fazer o login com uma conta GMAIL. O google maps nos ajudou muito na escolha dos lugares que visitaríamos dessa vez, pois estávamos levando em consideração, principalmente, a distância entre eles (que deveria ser curta para nos possibilitar conhecer mais cidades). Mas, cá para nós, na hora H, percorrendo os caminhos sinuosos da Provença, o que funcionou mesmo foi um bom mapa da região que Umberto, nosso amigo italiano, possuía. Aliás, esse é um outro fator que muda o resultado de qualquer viagem de bom para excelente: viajar com alguém que more ou que já tenha ido alguma vez para o lugar que você pretende conhecer.
Embora viajar acompanhado por outras pessoas implique em ter que ceder de vez em quando, em manter o espírito coletivo sempre alerta e ter que ajustar seus interesses com os do outro, o fato é que quando alcançamos esse equilíbrio, a viagem se torna ainda mais prazerosa
Não esqueçam de que companheiros mal escolhidos resultam em viagens frustradas! Dessa vez, resolvemos apostar e acertamos. Umberto e Rogéria foram excelentes companheiros de viagem e já estamos programando a próxima viagem.
PLANEJE-SE:
Quando começar a planejar suas viagens para Europa, acesse o site da Eurail para consultar as tabelas oficiais de horários das ferrovias para informações atualizadas e para saber sobre horários e conexões ferroviárias entre um grande número de cidades européias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...