quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Visitando Arles


No post anterior, comentei sobre a possibilidade de se constatar in loco as marcas deixadas pelo Império Romano na Provence e da passagem de artistas renomados, como Vicente Van Gogh em cidades como Saint-Rèmy-de-Provence e Arles.

Essas curiosidades desvendadas durante uma viagem dão um plus significativo. Eu acho super bacana estar em um lugar e saber um pouco mais sobre a vida de pessoas como Van Gogh e Cezanne (falaremos mais sobre este último no post sobre Aix-en-Provence).
Geralmente, nós não viajamos em busca de evidências da passagem de pessoas como estes artistas pelos destinos que escolhemos, isso acontece por pura coincidência. Mas é muito bom deparar com a tumba de Maquiavel (em Florença), por exemplo. Ou ver a múmia de Cleópatra (Museu Britânico, Londres). Ou saber que Van Gogh pintou vários quadros inspirado pelas paisagens de Arles.
Muitos turistas viajam, exclusivamente, para seguir os passos que artistas importantes como estes deixaram pela Europa. Traçam seu roteiro e visitam apenas esses lugares, assim como acontece com o tuismo religioso. É um outro estilo de viagem e deve ser feito por quem curte e conhece bem a vida desses artistas, do contrário, correrá o risco de tornar seu passeio frustrante e sem graça.
Para quem pretende investir nesse tipo de turismo eu aconselho planejar muito bem sua viagem, além de  ter um conhecimento prévio sobre o seu artista inspirador. Não entre nessa onda só por modismo ou por achar que quem faz isso é mais cult do que outras pessoas. O legal é ser você mesmo, portanto não se preocupe com o que os outros vão pensar.
Bom, Arles é uma cidade super charmosa da Provença. Já disse isso sobre as outras, não foi? Mas é assim mesmo...Não dá pra falar mal. São lugares tranquilos, onde o turista passeia por suas ruelas com calma, sem pressa. A oportunidade de apreciar os detalhes de lugares como este, nem "credicard paga". Almoçar às pressas ou viver com a sensação de estar perdendo tempo quando parar para comer um crepe na rua não fazem parte deste tipo de viagem.
Estão vendo que eu sou suspeitíssima para falar sobre regiões como a Provence...
Chegamos em Arles à tarde e nossa primeira tarefa foi procurar um hotel para passarmos à noite.
Primeira surpresa: existem vários hotéis bons na cidade com diárias razoáveis. Bom demais! Demos uma volta para fazer uma pesquisa rápida e optamos por um hotel localizado no centro da cidade, cuja diária nos custou 65 euros (uma pechincha se compararmos com outras cidades). O hotel, além de super bem localizado, possuía quartos aconchegantes e bem decorados.
Depois de tomarmos um merecido banho, resolvemos explorar um pouco a cidade e jantarmos em seguida.
A cidade estava mais agitada do que as demais que visitamos pois recebia alguns grupos de jovens estudantes em passeio escolar.
Dia seguinte, saímos prontos para desbravá-la como ela merecia.
Mais vestígios do Império Romano...
Sem brincadeira, esse povo estava em todo o canto!
Não é preciso andar muito para se deparar com o enorme Anfiteatro Romano (talvez a maior atração turística da cidade), localizada no centro da vila.
Vê-se logo que a construção  foi inspirada no Coliseu de Roma.
Caminhando pela rua lateral do anfiteatro se encontram várias lojinhas de souvenirs super charmosinhas.
Outros pontos turísticos de Arles que merecem uma visita: Place de la Republique (principal praça da cidade), Museu Lapidaire, Museu Arlaten, Catedral de São Trifimo, Igreja de Santa Ana, as ruínas das Termas de Constantin, o criptopórtico do Fórum (galerias subterrâneas).
Não deixe de conferir o Café Terrace, pintado por Van Gogh.

FICAR:
O Booking.com dá 34 opções de hotéis em Arles, mas eu sugiro o "Logis De La Muette" (15, Rue Des Suisses), pois é super bem localizado, possibilitando conhecer a cidade a pé.  

DICA:
Fuçando pela web, deparei-me com o Blog As Voltas do Vento. Vale à pena dar uma conferida no post que fala sobre Arles  


2 comentários:

  1. Olá, Márcia!
    Adorei... morri de inveja... e outras sensações... mas todas do bem, tá?
    Sou louca pra conhecer essa região onde viveu Van Gogh! Sou daquelas que vou ficar sentada horas olhando... tentando ver o que ele viu!
    O que teria pensado ou sentido em determinado lugar!
    Amo Van Gogh! Então tenha uma idéia de como devorei seus posts da Provence...
    Ano passado saí pra ir a Arles... mas deu tudo errado! E Acabei indo pra Barcelona! Que amei por causa de Gaudì.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Beta,
    De fato, a Provence foi uma região que me encantou muito. Vale à pena conhecê-la, por isso estou torcendo que dê tudo certo para vc na próxima tentativa. Não conheço Barcelona, quem sabe não é uma excelente oportunidade para trocarmos figurinhas?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...