quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Mais um motivo para viajar: turismo esportivo!


Dei uma parada nas minhas anotações sobre nossa última viagem à Europa para falar de um passeio mais recente que fizemos à "Cidade Maravilhosa", 19 a 22/08/2010.Essa viagem foi diferente das últimas que fizemos para o Rio porquê foi motivada por um outro estilo de turismo, chama-se turismo esportivo.
Alguns devem saber que domingo, 22/08/2010, aconteceu a XIV Meia Maratona Internacional do Rio e nós fomos para lá por essa razão.
Não, eu não corro. Aliás, meu ortopedista (um homem muito sábio, por sinal), disse-me que "o Homem não nasceu para correr" e eu levo isso como um lema em minha vida (pra não dizer que essa é a justificativa perfeita para minha preguiça).
Mas Hélio, um das pessoas mais obstinadas que eu já conheci, botou na cabeça que queria correr, e, desde então, vem participando de maratonas por hobby.
Ele diz que quando corre a endorfina liberada lhe causa enorme prazer e lhe dá disposição e pique para correr mais. Comigo, isso nunca aconteceu...
As poucas vezes que saí correndo sem rumo sentia a liberação de uma vontade imensa de parar, só isso.
Bom, aos desavisados eu explico que correr não é um negócio fácil, requer muita disciplina e treino pesado, além de um bom personal para orientá-lo quanto a postura, tempo, exercícios e alongamento, tudo com base na meta do aspirante a maratonista e em uma série de exames realizados periodicamente.
Assim, no dia 22/08, ele acordou cedo, vestiu a camisa da maratona (linda!!) e saiu para a corrida e eu, juntamente com um outro casal de amigos, seguimos em direção à Praia do Leblon.
Não que eu não seja aquela esposa participativa que está presente, inclusive nesses momentos, mas é que nenhum conhecido iria comigo para esperá-lo na chegada. Uma pena...
Bom, mas antes disso, aproveitamos muito o que o Rio oferece de melhor.
Chegamos ao Rio dia 20/08 pela manhã e não paramos um segundo até às 22 horas do dia 22/08.
No primeiro dia fizemos um City Tour pelos principais pontos turísticos.
Nós já conhecíamos muita coisa, mas para o casal que viajou conosco tudo era novidade.
Então, para não perdermos tempo, contratamos um guia (maravilhoso) que nos pegou no aeroporto (por volta das 11 horas da manhã) e, durante as oito horas seguintes nos levou aos principais pontos turísticos por R$ 300,00.
Para vocês terem uma idéia do percurso e constatarem que o valor que pagamos foi razoável(principalmente se pesarmos que foi dividido por quatro pessoas), ele nos pegou no aeroporto, passou pela Feira de São Cristóvão, Centro, Maracanã, Sapucaí, Corcovado, Floresta da Tijuca, parada para almoço no Restaurante Braseiro da Gávea, Copacabana, pôr do sol no Pão de Açúcar, Urca e, por fim, ele nos deixou no hotel localizado no Jardim Botânico às 20:00 hs. Foi coisa...
Depois de tudo isso, recarregamos as energias e saímos para curtir a noite carioca.
Nada de boates ou restaurantes da moda. Sempre que vamos ao Rio, dedicamos uma noite ao Jobi, bar boêmio do Baixo Leblon.
Sábado pela manhã, decidimos andar pelas ruas do Centro do Rio. Eu sou super suspeita para falar de centro de cidades, porque eu adoro! Pra mim, não existe passeio melhor do que andar pelas ruas históricas de uma cidade, descobrindo ruelas e restaurantes charmosos, sentindo o clima próprio da cidade. Afirmo que o centro do Rio é excelente para esse tipo de passeio.
Cinelândia, Teatro Municipal, Biblioteca Nacional, Candelária, Rua do Ouvidor, Confeitaria Colombo, são lugares que todo turista deve conhecer.
Numa outra viagem que fizemos ao Rio, nós fomos bater no Saara, zona de comércio poupular do Centro que vende de tudo e bem mais barato do que qualquer shopping. Comprei itens de decoração para o apê em lojas indianas, pagando um preço justo. Bom demais!
Dessa vez, como tínhamos pouco tempo, preferimos fazer um percurso menor pelo centro para dar tempo de passar a tarde em Santa Teresa.
Pegamos o famoso bondinho no Largo da Carioca e fomos almoçar do Bar do Mineiro, em Santa Teresa.
O dia estava lindo, céu limpo e muita gente pelas ruas do bairro. Senti um clima parecido com o de Olinda e a familiaridade com minha cidade acentuou a vontade de perder o tempo por ali.
As pessoas se reunem em grupos e ficam sentadas nas calçadas assim como fazem os olindenses no Bar do Véio.
Entre a passagem de um bondinho e outro, degustamos as iguarias do bar, dentre as quais uma porção de pasteizinhos de feijão (sim, de feijão!), de charque de feijoada (estranho, né?), de linguiça, queijo, deliciosos!
À noite, assitimos a peça Tango, Bolero e Tcha Tcha Tcha. Recomendadíssima! Quem tiver a oportunidade de assistir, não perca. É pra rir do começo ao fim.
Mas, não pudemos esticar nessa noite porque Hélio correria no dia seguinte (domingo 22/08) e o percurso era de São Conrado até o Aterro do Flamengo. Gente, cansa só de pensar, imagina correndo!!!!
E assim sucedeu, dia seguinte lá foi ele corrrer na maratona e nós corremos para a praia.
Dia de sol, carioca na praia...O Leblon estava lotado de gente caminhando, sentada, conversando. Ô povo pra gostar de praia...
Depois que Hélio chegou da maratona contando as novidades, seguimos para a Pedra do Arpoador para assistir ao pôr do sol. Coisa mais linda do mundo. Tem gente que diz que Deus é brasileiro e se ELE for mesmo, nasceu no Rio, porquê lá tem o Dedo Dele com certeza.
Que cidade linda!!!! Qualquer foto despretenciosa fica perfeita.
Depois de tudo isso, voltamos ao hotel para pegar as bagagens e, depois fomos para o aeroporto, mas antes fizemos uma rápida parada no Outback de Botafogo para comer a costelinha de porco com molho barbecue. É de perder o juízo!!!
Nossa volta já está programada: XV Meia Maratona!
No próximo post, voltarei a contar sobre nossa viagem, só que pela Provença. Imperdível!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...