terça-feira, 27 de julho de 2010

Florence - 4a.parte

Fotos da esquerda: 1. Uma das pontes de Florença 2.Fontana de Netuno na Piazza de la Signoria 3.Batistério de São João.
Fotos da direita: 1. Dentro do Palazzo Strozzi 2.Dentro do Mercato de San Lorenzo 3.Perceu - Piazza de la Signoria.
Tenho observado que muitos blogueiros detalham com exaustão obras e monumentos vistos nos lugares por onde passam. Essa não é minha intenção.
Aqui, eu pretendo fazer um relato pessoal e descontraído dos lugares por onde passo quando viajo, tal qual faria num diário. Isto porque, nas vezes em que busquei informações sobre algumas cidades, senti falta de dicas sobre locais interessantes fora do roteiro turístico. Como nós sempre buscamos fugir um pouco do lugar comum, considerei este um excelente espaço para compartilhar nossas experiências pessoais com outros viajantes. Então, voltemos ao assunto... Fazia um belo dia e nós decidimos acordar cedo para aproveitar bem cada minuto em Florença. Estar e passear em Florença dá um prazer enorme para qualquer turista porque a cidade é linda e palpitante. A gente se sente bem e bastante à vontade andando por suas vias e piazzas (talvez isso se deva às nossas raízes latinas). Lembrei de haver tido essa mesma sensação quando estive em Praga, capital da República Tcheca, mas essa história que pretendo contar mais adiante. Neste dia, fomos direto para a Chiesa di Santa Maria Novella, que fica na piazza de mesmo nome, a poucos metros da estação ferroviária principal de Florença (próxima ao hotel onde estávamos hospedados). Anexo à igreja, está o Grande Convento com seus claustros e o refeitório, partes integrantes do Museu di Santa Maria Novella.
A igreja é belíssima, além de um lugar bastante agradável, sem hordas de turistas como os que ficam em torno da Duomo e onde podemos apreciar algumas importantes obras do período renascentista.
Visitamos também a Basílica della Santissima Annunziata, localizada na Praça da Santíssima Anunciada e a Basílica di Santa Croce, principal igreja franciscana em Florença (diz a lenda diz que a igreja foi fundada pelo próprio São Francisco de Assis).
Nesta segunda Basílica estão os túmulos de Michelangelo, Maquiavel, Galileu, entre outras personalidades ilustres de Florença.
De lá, seguimos em direção a Galeria dell'Academia, cuja entrada era franca naquela semana, conforme eu disse em outras postagens.
A fila não estava muito grande, por isso, esperamos mais ou menos uma hora para entrar.
O acervo da Galeria dell'Academia não é tão vasto como o da Galeria degli Uffizi, mas vale à pena visitá-la, especialmente, porque lá temos a oportunidade de apreciar a perfeição de Davi (de Michelangelo).
De fato é uma obra impressionante! As pessoas param e se prostam em frente a Davi por incontáveis minutos e o legal é desviar a atenção do monumento para observar a expressão das pessoas admirando a obra.
Ninguém consegue ficar impassível diante de tamanha perfeição.
A obra é um verdadeiro triunfo da arte sobre a natureza.
Outro espaço bastante interessante da Galeria dell'Academia é a Galeria dos Cativos, onde podemos apreciar os cativos (ou escravos), também de Michelangelo, que foram idealizados para o túmulo do Papa Júlio II, mas não chegaram a ser utilizadas porque são obras incompletas do artista.
Existem outros espaços que dentro da Galeria dell'Academia que merecem atenção, como a Sala do Colosso, Sala dos Orcagna, mas, para mim, a visita à Galeria dell'Academia valeu mesmo pela Tribuna do Davi e a Galeria dos Cativos.
Depois de nos enhermos de cultura, resolvemos caminhar rumo à Piazza San Lorenzo (onde existe um lotado mercado de pulgas), para nos enchermos de presentes. Lá compramos regalos para amigos e parentes.
Nessa praça encontramos muitas peças em couro, como bolsas, sapatos e cintos, mas não achei os preços muito convidativos.
Em compensação, chaveiros, echarpes e colares com pingentes de vidro, tinham bons preços o que nos propiciou trazer lembrancinhas para todos.
Na praça de San Lorenzo está localizado o Mercato San Lorenzo que é um local maravilhoso para quem curte os prazeres da culinária.
Por ser um pouco chegada a esta arte, agrada-me muito temperos, massas, molhos de diferentes sabores e lá eu quase perco a noção do tempo por estar envolta a tantas delícias.
Vende de tudo no mercado, da carne ao vinho, massas, molhos frutas e verduras (as mais belas e cheirosas que eu vi), também compõem a lista.
Como não poderia deixar de ser, não resisti e comprei uns saquinhos com uma porção pronta com arroz arbóreo e limão desidratado (achei fantástico porque o sachê traz a porção exata para um jantar a três e é ideal para acompanhar uma saborosa carne suína), além de uma mistura de ervas aromáticas para preparar espaguete.
Para mim, trazer essas coisinhas para casa fazem a diferença em qualquer viagem.
Fazer essas comidinhas em casa e apreciá-las tomando um bom vinho nos dá um prazer imenso. Assim, dá para matar a saudade de Florença comendo um bom risoto ou uma deliciosa massa (acompanhada de um bom vinho, é claro!), vendo fotos e lembrando os nossos passeios.
As fotos que ilustram esse post não são de minha autoria, foram retiradas da web.
Isto porquê, como disse aqui em outras postagens, perdemos algumas fotos, principalmente as que tiramos em Monte Carlo, Nice e Florença. Uma pena...
Tem que provar:
1.Sanduíche da i fratellini, na Via dei Cimatori (entre a Duomo e a Piazza de la Singoria). O local remete a uma taberna, só que você é atendido no balcão e eles têm cardápio dos sanduíches em português (o que facilita muito a compreensão dos ingredientes). Um lanche composto de um sanduíche (de pão italiano saborosíssimo) com uma taça de vinho chianti não custa mais do que 4 euros e você sai super satisfeito.
2.Sorvete da Gelateria Perché no!, na Via Tavolini, 19R. Os gelatos são fantásticos, mas peça o sorvete de tiramisú e seja feliz!!
3.Bisteca fiorentina do Restaurante Ponte Vecchio, na Lungarno Archibusieri 8/r. É simplesmente fantástica! Mas antes peça a bruschetta de entrada e não esqueça de pedir um bom vinho para acompanhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...