quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Planejar é preciso

Foto de badaueonline.com.br
Planejar uma viagem não é uma tarefa fácil. Requer paciência, tempo e uma boa dose de obstinação. Para aqueles que têm o hábito de juntar milhas, a primeira coisa a fazer é checar a validade das mesmas para não correr o risco de perdê-las. Todo mundo sabe (e quem ainda não sabe fica sabendo agora) que esse negócio de milhas é uma mão na roda. Sério!!! Já viajei muito com milhas e funciona, mas é preciso marcar sua passagem com antecedência para não correr o risco de não ter lugar no vôo durante o período que você pretende tirar férias.
Mas é preciso estar atento aos pontos que vocês acumulam nos cartões de crédito para não perdê-los. É preciso transferi-los para o programa de fidelidade de companhias aéreas de sua preferência. Eu faço assim: ligo para a central de atendimento do meu cartão e peço para a atendente transferir meus pontos para a TAM. Neste momento, eu estou com o meu cartão da TAM FIDELIDADE em mãos e forneço o número para ela na hora. Só tem um detalhe: geralmente o cartão cobra uma taxa para fazer esta transferência...banco não perde nada...
Mari Campos, do blog SAIA PELO MUNDO (cuja leitura é obrigatória) dá uma dica bem legal de sites que ajudam o viajante a administrar seus pontos, o Award Wallet e o GoMiles. Mara!!! Não tem mais como perder esses pontinhos tão valiosos.
Outra coisa, quem pretende viajar para o exterior também tem que checar a validade do passaporte e se informar se aquele país para onde pretende ir exige visto para brasileiro
Esta precaução é importante porque tem consulado (como o americano) que você precisa marcar a entrevista com meses de antecedência e outros que você previsa contratar despachante para fazer isso por você (caso você não possa ir pessoalmente ou sua presença física não faz diferença), por estarem sediados em locais distantes de onde você mora.
Outra coisa, por experiência própria, procure saber também que consulado no Brasil emite o visto pretendido.
Nesta última viagem, aconteceu de pensarmos que o consulado do Canadá, com sede em Brasília, emitia visto, irmos para lá e sermos informados de que o visto do Canadá só é emitido em São Paulo.
Também é obrigatório se informar sobre a temperatura do lugar que você pretende conhecer. Nada a ver, viajar com a mala abarrotada de blusinhas e shorts e pegar um frio daqueles. Apesar de que, já aconteceu comigo de viajar em pleno verão europeu (época em que os termômetros chegam a marcar 40º) e pegar um frio daqueles em Paris, Amsterdam, Bélgica e ser obrigada a amanhecer na porta de uma loja para comprar roupas adequadas.
Como esse tipo de coisa é imprevisível, é sempre bom incluir na sua mala umas roupinhas aquecidas para não ser pega de surpresa.
Seguro-viagem também é indispensável!! Já falei aqui que não acreditava muito nisso e até achava um gasto desnecessário (quando somado a todos os outros que temos antes de viajar), mas é fundamental. Sempre fazemos seguro de viagem nas lojas da STB, com a ISIS e fomos super bem assistidos todas as vezes que precisamos usar.
Pesquisar muuuiiiittttooo também é preciso. Não existe viagem bem feita se você não planejar o que pretende conhecer e o tempo que dedicará nessa empreitada. A não ser que você viaje numa excursão, onde tudo é milimetricamente planejado por outra pessoa, sem espaço para sugestão. Portanto, se este não é o seu caso, um roteiro básico de tudo o que você pretende fazer é básico. Se não fizer isso, fatalmente vai se perder e vai voltar com aquela sensação de que não viu nem fez nada. A internet está aí pra isso e é uma excelente ferramenta para os turistas acidentais. Então, use-a à exaustão, blog por blog, dica por dica. Tem blogs fantásticos (que vou sugerir mais adiante) que dão dicas maravilhosas e seguras. Chequei várias nesta última viagem e não me arrependi. Então, mãos à obra!

Um comentário:

  1. Oi Márcia.Achei seu blog e já estou seguindo.Vou colocar também na lsta dos blogs que sigo. gostei muito e ,com certeza, vou considerar todas as dicas. como vc já viajou heim???também adorei as fotos. vá em frente. divulgue seu blog com os amigos.também gostei dos textos.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...